Currículo

Dr. Leonardo José Winkelmann Londero

  • FACULDADE DE MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE
  • RESIDÊNCIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NO HOSPITAL CRISTO REDENTOR – PORTO ALEGRE
  • PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA DO JOELHO E ARTROSCOPIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
  • FELLOWSHIP EM LESÕES NO JOELHO DO ATLETA – CLINIQUE SANTY – LYON, FRANÇA

Natural de Caxias do Sul, se mudou para Porto Alegre aos 16 anos quando iniciou a faculdade de Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Ao concluir o curso, foi aprovado para residência médica em Ortopedia e Traumatologia, tendo obtido o segundo lugar na classificação geral da prova da Associação Médica do Rio Grande do Sul, entre mais de 1100 candidatos médicos. Realizou residência no Hospital Cristo Redentor, onde teve ampla experiência teórico-prática nas mais diversas áreas da ortopedia.

Ao finalizar sua residência, foi aprovado em concurso para realização de especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Em São Paulo, passou um ano estudando e praticando cirurgia do joelho com alguns dos mais reconhecidos especialistas brasileiros nessa área, quando aperfeiçoou sua técnica e conhecimento para tratamento das mais diversas patologias, incluindo lesões do esporte, reconstruções ligamentares, doenças degenerativas e artroplastias.

Complementou sua formação ao realizar fellowship em Lyon na França, com o Dr Bertrand Sonnery-Cottet, uma das maiores autoridades internacionais no tratamento de lesões no joelho do atleta, com quem aprendeu técnicas preservadoras de menisco incluindo as suturas meniscais e reconstruções complexas dos ligamentos do joelho.

No ano de 2018 ficou em terceiro lugar na prova de título nacional para especialistas em joelho, exame realizado bianualmente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho e que nesta edição contou com mais de 300 candidatos cirurgiões de joelho de todo o Brasil.