Especialista em joelho Porto Alegre - Ortopedista especialista em joelho

Próteses de Joelho

Especialista em joelho Porto Alegre - Ortopedista especialista em joelho

As próteses de joelho são indicadas quando o paciente apresenta sintomas limitantes e consideramos que aquele joelho não irá se beneficiar completamente de nenhuma forma de tratamento preservador da cartilagem. Trata-se portando da falência completa do joelho como um todo ou de parte dele. Podemos dividir as próteses de joelho em três tipos básicos. Prótese parciais (unicompartimentais) que são indicadas para pacientes com artrose e sintomas limitados a apenas um dos compartimentos do joelho. Próteses totais primárias indicadas para pacientes com artrose difusa em dois ou mais compartimentos do joelho. E próteses de revisão que são indicadas para pacientes com artrose muito grave já com deformidades ósseas e/ou insuficiência ligamentar importante, ou para casos de revisão (troca de uma prótese prévia).

A artroplastia unicompartimental é uma cirurgia realizada de forma aberta, porém com uma incisão menor do que a da prótese total. A intervenção acontece em apenas um dos compartimentos do joelho, o qual é ressecado através de serras ósseas com o uso de gabaritos para corte. No espaço resultante é introduzida a prótese parcial. Como a cirurgia é menos agressiva, a reabilitação costuma ser mais rápida em relação aos outros tipos de prótese. A prótese total provavelmente é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. Trata-se da substituição completa do joelho, incluindo os compartimentos medial, lateral e patelofemoral. A incisão é mediana e anterior no joelho. Através de serras ósseas orientadas por guias de alinhamento se realiza a ressecção de toda a articulação envolvida na doença. No espaço resultante se inserem os componentes da prótese que consistem em um componente tibial, um femoral e um polietileno que fica entre os dois componentes anteriores e irá formar a nova articulação do joelho. A substituição da patela nem sempre é realizada e deve ser decidida pelo cirurgião de acordo com uma série de aspectos técnicos incluindo idade do paciente, nível de atividade, obesidade e espessura do osso da patela.

A recuperação de artroplastias primárias permite movimento e carga imediatas. O paciente geralmente recebe alta deambulando com andador e deve iniciar a fisioterapia precocemente. É fundamental que o paciente mantenha a mobilidade do joelho para evitar a complicação de rigidez, que as vezes pode exigir tratamentos que vão desde manipulações sob anestesia até novas intervenções cirúrgicas.

Os resultados da artroplastia primária do joelho costumam ser muito satisfatórios, com melhora importante da função e qualidade de vida dos pacientes. A durabilidade hoje em dia chega a mais de 95% em estudos com seguimento de mais de 15 anos.

As próteses de revisão são reservadas apenas para casos de revisão ou casos primários mais graves. Geralmente são cirurgias maiores e que envolvem um risco aumentado de complicações como infecção. A durabilidade desse tipo de prótese também é menor do que a de próteses primárias devido ao maior grau de constrição geralmente associado.

Comparilhe

Mais Artigos

Agende Sua Consulta

Especialista em joelho Porto Alegre - Ortopedista especialista em joelho

Dr. Leonardo Londero

Ortopedista - Traumatologista