Especialista em joelho Porto Alegre - Ortopedista especialista em joelho

Tratamento da Osteonecrose de Joelho / Fratura Subcondral

Especialista em joelho Porto Alegre - Ortopedista especialista em joelho

O tratamento da osteonecrose do joelho tem como objetivo inicial e imediato a retirada da carga do compartimento afetado. Portanto a primeira medida consiste em orientar o paciente a usar duas muletas e apoiar parcialmente o membro afetado por período que varia de 4 a 12 semanas. A falha desse tratamento inicial ou a presença de fatores de risco importantes como o tamanho da lesão levam o médico a tomar uma conduta mais invasiva, incluindo uma série de opções cirúrgicas.

Fundamental é que o médico procure a causa desta sobrecarga que está ocasionando a osteonecrose / fratura subcondral. Um fator cada vez mais identificado, a ponto de ser chamado de epidêmico por alguns cirurgiões de joelho, é a ruptura da raiz do menisco. Essa lesão que acontece no paciente de forma geralmente crônica e degenerativa leva a uma incapacidade completa do menisco de absorver as cargas, o que logicamente causa uma sobrecarga do compartimento envolvido e, consequentemente, a fratura subcondral. O tratamento desses casos, sempre que possível, consistem em realizar a reinserção da raiz do menisco por técnicas artroscópicas com fixação do mesmo em um túnel tibial.

Outro fator envolvido no desenvolvimento da osteonecrose do joelho / fratura subcondral é a presença de mau alinhamento do membro. Sabemos que esse mau alinhamento em varo (joelho para fora) ou valgo (joelho para dentro) pode ocasionar sobrecarga de um dos compartimentos do joelho levando ao desenvolvimento da lesão. Esses casos se beneficiam muito de osteotomias de correção do alinhamento.

Quanto ao tratamento específico da lesão da osteonecrose / fratura subcondral, o tratamento mais clássico envolve a descompressão da região envolvida com o uso de perfurações através de brocas, procedimento chamado de drilling. Mais recentemente tem se preconizado a injeção de substitutos ósseos para estimular a consolidação e resistência mecânica dessas áreas de colapso, procedimento chamado de subcondroplastia, o qual tem apresentado ótimos resultados em séries iniciais com melhora significativa da dor e performance. Devemos salientar, entretanto, que no momento não há nenhum estudo que comprove diminuição da chance de evolução para artrose com esse tratamento.

Para casos que já apresentam um colapso significativo do osso subcondral (abaixo da cartilagem) pode-se indicar diretamente uma artroplastia do joelho que pode ser unicompartimental (parcial) se a doença se apresenta em apenas um dos compartimentos do joelho, ou artroplastia total em casos de artrose já difusa ou pacientes mais idosos.

Comparilhe

Mais Artigos

Agende Sua Consulta

Especialista em joelho Porto Alegre - Ortopedista especialista em joelho

Dr. Leonardo Londero

Ortopedista - Traumatologista